segunda-feira, 8 de junho de 2015

Brincadeiras e brinquedos

Quando pensamos em cachorro sempre vem na mente aquela cãozinho correndo com uma bolinha na boca, ou dando um salto no ar para pegar o frisbee. Mas.... quando você tem o seu cachorro não significa que ele será exatamente igual ao modelo do cachorro dos sonhos.
Esses dias, eu e meu marido, brincávamos com a Lady, jogamos uma bolinha que tem um barulhinho dentro. Ela corria atrás da bolinha, pegava com a boca e levava para outro canto. Aí a brincadeira acabava......também, ela quer a bolinha só pra ela....
Essa foi a maior frustração do meu esposo, que sempre imaginou que brincaria de jogar a bolinha e receberia de volta pelo cachorro.
As coisas não estão acontecendo bem assim, por aqui... é claro que existe um fator importante a considerar, a Lady ainda é filhote, e não entende muitos comandos (tomara que seja questão de tempo...rs).
Mas como não sou veterinária, e como disse no post anterior, sou dona de cachorro de primeira viagem, tudo que acontece aqui em casa é novidade e estamos aprendendo na pele com as próprias experiências. É aí que entra nossa salvador: Google.
Fui pesquisar e entender melhor como funciona as brincadeiras com cachorros, e descobri que é bem mais complexo do que imagina.
Cada cãozinho tem seus gostos particulares e para descobrir que brincadeiras ele mais gosta, é preciso experimentar algumas atividades, mas a raça pode exercer uma influência importante nesse sentido. Para isso, é preciso conhecer muito bem seu cão.

Existem cães do tipo Terrier (ex: Yorkshire): gostam de escavação e o ideal seria usar pequenos objetos com barulho para eles brincarem.
Cães de visão: amam correr atrás de brinquedos que podem ser atirados, mas não espere que eles tragam de volta.
Cães de rastro (ex: Beagle): também gostam de encontrar brinquedos.
Cães de água (ex: Poodle): brincar na água para esses cães sempre será bem vindo, ainda mais para resgatar brinquedos que flutuam.
Cães retrievers (ex: Labrador): são os apanhadores de bolas, e podem ficar o dia inteiro brincando que parecem não se cansar (esses são os cachorros que aparecem nos sonhos porque pegam a bolinha e devolvem, parece que está no sangue, não precisa ensinar).

Conhecendo um pouco mais a raça do seu animalzinho é mais fácil acertar na escolha da brincadeira.
No meu caso, não encontrei ainda aonde se encaixa a raça Lulu da Pomerânia, mas já consegui detectar algumas coisas importantes. A Lady ama fios, como tecido, linhas, cabelo. Outro queridinho para ela também é a borracha, e sem sombra de dúvidas brinquedos com barulho. Ela não é do tipo que devolve o brinquedo como o retriviers, não é fã de água, mas gosta de farejar como os Beagles e de escavar como os Terriers.

A escolha do brinquedo também faz toda a diferença.
No dia seguinte que a Lady chegou em casa, comprei um brinquedinho de borracha, que faz barulho e tem tranças de tecido.




No início ela não quis nem saber do brinquedo...era muito grande para ela... depois aos poucos ela foi perdendo a vergonha.
Eu também tinha uma bolinha pequena verde que com barulho, a situação já foi diferente, foi amor a primeira vista.


Mas é impressionante, ás vezes, coisas que a gente nem imagina viram brinquedo.





E por outro lado tem brinquedos que a gente até que tenta mas não da liga...rs 














Nenhum comentário:

Postar um comentário